A curadoria do #FicaEmCÁSPER com as principais notícias da semana fala sobre as tumultuadas eleições internas do PSDB, as repercussões do primeiro dia do Enem e sobre os dez anos da Lei do Acesso à Informação
O adeus à Rainha da Sofrência #57
A morte da Marília Mendonça, 26, mobilizou o Brasil. Artistas de todos os lados, do sertanejo à MPB, de Caetano Veloso à dupla Henrique & Juliano, se enlutaram pela partida da cantora sertaneja.
Mais uma #FicaEmCÁSPER de feriado. A edição #56 foca no #ParaQuarentenar, com dicas para ler, ver e ouvir. Para ler: “Anos de Chumbo e outros contos”, de Chico Buarque. Para ouvir, o novo álbum de Ana Canãs cantando Belchior e o novo podcast de Maria Bethânia.
Na berlinda, a rede azulzinha de Zuckerberg segue sendo alvo de investigações. A série de reportagens “Facebook Papers” mostra danos causados pela rede em comunidades vulneráveis.
Gabinete paralelo, imunidade de rebanho e tratamento precoce estarão no relatório final da CPI da Pandemia. O documento, que tem mais de mil páginas, conclui que Bolsonaro agiu de forma dolosa na condução da pandemia.
Na sexta-feira (8), véspera do feriadão prolongado, o Brasil atingiu a marca das 600 mil mortes por Covid-19. É inegável que o ritmo da pandemia reduziu, tanto em casos quanto em óbitos.
Os Pandora Papers são o maior esforço global de jornalismo da história e um escândalo trilionário. Não é novidade que as pessoas mais poderosas e ricas do mundo utilizam paraísos fiscais para ocultar suas riquezas.
São mil dias de governo Bolsonaro e quase 600 mil mortos durante sua gestão. Poderia ser diferente? Esta é a pergunta que fará parte das várias avaliações críticas que o Brasil precisará fazer, se quiser acertar suas contas com a história.