A mídia no combate à relativização
O trabalho dos comunicadores em todas as esferas têm revelado as contradições políticas, econômicas, sociais e culturais que intermedeiam a crise da pandemia no Brasil e no mundo.
A chegada da pandemia de covid-19 lançou o mercado audiovisual brasileiro a um terreno de incertezas, mas oferece a oportunidade de refletirmos sobre o que estava sofrendo de inércia na produção de conteúdos para TV, Rádio ou Internet.
É hora de redescobrir a internet para além das redes sociais
O polegar move a tela do celular a esmo. Estamos no modo infinite scroll, passeando pela linha do tempo do Instagram, Facebook, Twitter, Tik Tok ou outra plataforma da moda. Ocasionalmente, clicamos em um joinha, um coração, um emoji de bonequinho chorando de rir. Às vezes escrevemos um comentário, quando temos o tempo certo e o […]
No jornalismo, abraçamos a vida
No começo da pandemia, o jornalismo entendeu rápido qual seria o seu papel, quando o governo negou a ciência e escamoteou números
Telejornalismo ganha conteúdo, mas perde em estética
Para professora Tatiana Ferraz, a cobertura televisiva da pandemia incorporou novos padrões que vieram para ficar
O tamanho do silêncio do mundo
A professora Simonetta Persichetti fala sobre o papel da fotografia em um cenário caótico, causado por um vírus impossível de ser fotografado
Como explicar a pandemia por meio de dados
A divulgação dos dados da covid-19 tem sido uma angústia para os jornalistas, e a repetição deixa de ser notícia e causa desgaste do público e da imprensa.
O tabu da repetição na imprensa brasileira
Neste artigo opinativo, o professor e jornalista Eduardo Nunomura reflete sobre a cobertura da imprensa brasileira na pandemia e questiona por que as mortes e os casos têm se tornado meramente estatísticas