Livro inclui textos de diversas autorias que retratam o panorama atual do jornalismo
O livro Jornalismo e Contemporaneidade: um olhar crítico, organizado por Cláudio Coelho, Dimas A. Künsch e José Eugenio Menezes, faz parte da série Comunicação na Contemporaneidade e foi concebido por professores e pesquisadores da Pósgraduação da Faculdade Cásper Líbero, além de outras instituições.
Com o intuito de questionar a situação atual do jornalismo, que se encontra em voltas com o crescente avanço tecnológico das mídias digitais, o livro conta com doze artigos, uma introdução elaborada pelos organizadores e prefácio de Carlos Costa, diretor da Faculdade Cásper Líbero, que discute o vínculo entre essa profissão e uma sociedade democrática.
Partindo do pressuposto de que o jornalismo, foco principal da Faculdade Cásper Líbero desde sua fundação em 1947, vem passando por mudanças paradigmáticas decorrentes dos avanços nos aparatos de comunicação, os textos da coletânea Jornalismo e Contemporaneidade criticam a supervalorização da tecnologia e ressaltam a importância da formação de profissionais preparados para interpretar e dar sentido ao caótico mundo em que vivemos.
Entre os textos que integram o trabalho, destaca-se o capítulo A palavra que cura, a narrativa e o jornalismo interpretativo, escrito por Cilene Victor da Silva em parceria com Dimas Künsch, que valoriza um aspecto do jornalismo interpretativo na sociedade contemporânea. De forma semelhante, o capítulo Por um jornalismo que mereça o Nobel, de Carlos Sandano Santos, defende uma dimensão mais dialógica na área.
O aspecto político do jornalismo praticado pelas grandes corporações é abordada por Cláudio Novaes Coelho em Jornalismo e política na contemporaneidade: teoria crítica e poder espetacular integrado. Já as relações entre comunicação e educação são temas do texto Papel, paredes, telas e redes: comunicação jornalística e educação de Dulcilia Buitoni.
Dinâmicas entre corpos, tecnologia e vínculos afetivos são estudadas por José Eugenio Menezes em seu texto Dinâmicas que atravessam o jornalismo na contemporaneidade. Paralelamente, o direito à informação é questionado no capítulo Critérios de noticiabilidade na “Voz do Brasil” de Renato Delmanto.
Jornalismo na contemporaneidade encontra-se disponível gratuitamente no site da Faculdade Cásper Líbero, visando assim um compartilhamento de conhecimento desprovido de obstáculos. Seus autores buscam, nos trabalhos compilados neste livro, posicionar o jornalismo contemporâneo como uma forma de interpretar, de organizar e de tecer sentidos sobre o mundo.
Jornalismo e Contemporaneidade: um olhar crítico
Organizadores: Cláudio Coelho, Dimas A. Künsch e José Eugenio de O. Menezes
Editora Plêiade, 2015, 262 pgs.